O valor estabelece um novo recorde para o programa que, desde 2014, já gerou mais de US$ 200 milhões em exportações. O número de empresas apoiadas também cresceu, saltando de 27 em 2014 para 135 em 2020. Segundo Eliana Russi, gerente executiva do Projeto Brazil Games, esse valor é um recorte que, se ampliado para a totalidade das empresas estabelecidas no Brasil, pode apresentar um volume muito maior: “Estamos analisando 63 empresas do Projeto Brazil Games que responderam à pesquisa. O 2o Censo da Indústria, em 2018, aponta um universo de 400 empresas no Brasil”.
De acordo com Carla Frade, gestora do Brazil Games na Apex-Brasil, “a indústria local amadureceu nos últimos anos e mostra potencial de crescimento para os próximos. O Brasil deixou de ser apenas um mercado consumidor e atualmente, como desenvolvedores, fazemos parte da estratégia de crescimento de grandes players internacionais.”
Para Rodrigo Terra, presidente da Abragames, os números reforçam o potencial da indústria de games brasileira. “Graças ao trabalho que fazemos com o Projeto e com o apoio da Apex-Brasil, podemos tornar nossa indústria mais conhecida lá fora. Mas isso também só é possível porque contamos com desenvolvedores extremamente qualificados, com produções locais de altíssimo nível global e com cada vez mais investimentos em novas plataformas de ponta, como AR/VR e Cloud Gaming”, afirma.
Os dados de exportação do Brazil Games serão anunciados de forma detalhada no BIG Festival 2021, o maior festival de jogos independentes da América Latina, no dia 4 de maio, terça-feira.
O BIG Festival 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio e todo o conteúdo do festival será disponibilizado de forma virtual e gratuita, com exceção das rodadas de negócios, voltadas a desenvolvedores, compradores, publishers e investidores internacionais e nacionais. |
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